A busca da Saúde Emocional
“Cada pessoa percebe a realidade de acordo com seu nível de consciência.” David R. Hawkins
Muitos buscam elevação espiritual ou equilíbrio emocional apenas focados na mente ou no invisível, mas para se obter esses atributos não se pode excluir a consciência corporal.
É na consciência corporal, no alinhamento da espinha dorsal e liberação dos pontos de tensão que a saúde emocional vai se fortalecendo.
A elevação da consciência é uma tarefa individual, onde a autopercepção se faz conforme a realidade de cada um. A percepção de mundo e sua experiência vivencial é fruto de cada um, conforme o seu nível de consciência.
Por isso, não existe o “obvio”, pois essa visão de que as coisas são óbvias, parte da premissa de que todos estão no mesmo nível de consciência e de percepção de mundo, mas na verdade, cada indivíduo está conforme a sua própria experiência e nível de consciência. O que não tem nada a ver com o grau de espiritualidade. Por exemplo, não quer dizer que um indivíduo que frequenta templos religiosos esteja em grau mais elevado de consciência daqueles que não frequentam.
Foi Hawkins que criou uma tabela com diferentes níveis e valores para cada emoção, que corresponde a um estado de consciência.
Nas suas pesquisas com tensão muscular (cinesiologia*) e estado emocional, acabou percebendo que o nível de frequência de 200Hz é o limite do indivíduo em que a vida não flui, os instintos estão à flor da pele. A energia para se vencer a apatia é maior para quem se encontra num nível acima de 200Hz.
*Cinesiologia é a ciência que tem como objetivo a análise dos movimentos.
O indivíduo preso na tristeza, culpa e vergonha, não percebe o quanto de energia precisa para viver de forma fluida.
É como um carro com combustível ruim, sobrecarga de peso ou muito tempo com a ferrugem corroendo. Sua performance estará sempre comprometida, mas para a “percepção” do carro, ele estará no seu ritmo e não tem nada que ele possa fazer, pois está assim há muito tempo.
Só se altera a perspectiva desse carro se ele mudar de combustível, limpar a ferrugem e ter a coragem de ir além do que estava habituado.
Não somos esse carro, mas temos a consciência de que ficar o tempo todo abaixo de 200Hz, “enferruja” o nosso sistema corporal, emocional e espiritual. Aquela sensação de que quanto mais reza, mais assombração aparece?
Mas a vida é uma questão de frequência ou um ímã. O que você está emitindo é aquilo que você está recebendo de volta. E essa frequência impacta todas as áreas da sua vida, desde a sua saúde física, seus relacionamentos e sua prosperidade.
Bom, ter consciência de onde você está, qual o nível dessa escala você permanece mais vezes é o início de uma grande transformação. Mas como aumentar essa frequência? Como sair da faixa de 20-140 Hz e chegar em 400-540 Hz?
A faixa de vibração abaixo de 200Hz é a que chamo de faixa densa. Aquela gosma mais difícil de limpar e manter limpo. Demanda mais energia e mais tempo. Quanto se ultrapassa essa faixa de vibração, permanecendo mais vezes acima de 200 Hz, o trabalho começa a ficar um pouco mais fluido, mas é na faixa da Razão, nos 400 Hz, que a fluidez começa a acontecer, saindo da zona de escassez. Embora seja na faixa de 540 Hz, na Alegria, que a vida é próspera. É aqui que o indivíduo encontra a fluidez da vida. E para manter essa vibração constante, se faz necessário a auto observação, Autoconhecimento e consciência constante da sua reação diante das questões da vida.
Para Hawkins, um mundo amoroso está acima de 500 Hz, na faixa do amor. É aqui que a humanidade teria uma sociedade justa. E sair da dualidade da mente, do certo e errado, do julgamento que está no nível de 400Hz. O grande desafio para alcançar um elevado estado de consciência é ultrapassar o nível da mente (400).
Manter a frequência elevada é como manter a casa limpa, não se faz um faxinão para o mês todo. É necessário atenção nos detalhes, pequenos ajustes ao longo do dia e assim, a organização vai se mantendo. E de vez em quando, uma faxina mais cuidadosa é novamente necessária. É como as terapias, cadernos de Autoconhecimento, yoga, para nossa saúde corporal, emocional e espiritual.
E como saber em qual faixa vibracional você permanece mais tempo?
É observando a sua reação aos eventos da vida. Tomar consciência do seu estado de saúde emocional e física, com verdade, sem excesso de crítica ou de ilusão.
A vida é para ser leve e doce. Se você está mais triste que feliz, a vida tem sido difícil. Eu acolho a sua dor, mas te convido a deixar essa dor no passado. Nada altera o passado, mas é possível construir um futuro melhor.
Apesar de tudo é possível escolher ser feliz.
E aceitar que você precisa de ajuda é um grande passo para a melhora contínua.
Meditar diariamente. Ter o hábito da gratidão.
Recomendo a terapia Floral F-Core Coragem para começar. Pois ele lida com traumas no inconsciente e trata a dificuldade com amor e doçura.
O Alongamento corporal com técnicas orientais como yoga, os Ritos Tibetanos, kung Fu, que fortalecem a vontade e o corpo.
A vida pode ser mais leve se nossa vontade for cada vez mais forte, sem teimosia ou apego.
Um dia de cada vez. A coragem de olhar para as suas dores. E a certeza de que o Universo é abundante e você merece uma vida leve e feliz.
Um abraço virtual bem apertado,
Dra. Fúlvia Maria
Bibliografia consultada
David R. Hawkins, M.D., Ph.D. “Poder contra Força: Uma Anatomia da Consciência – Os determinantes ocultos do comportamento humano” (Power vs Force: The Hidden Determinantes of Human Behaviour)
David R. Hawkins, M.D., Ph.D. The Levels of Consciousness (Os níveis de consciência),
Escala de Hawkins: o quanto as emoções influenciam nossa vibração e nível de energia
Conheça nossas terapias integrativas. Clique aqui.