fbpx


Dicas e Novidades

PÍLULAS DA DRA. FÚLVIA MARIA

Espaço para divulgação de informações sobre plantas medicinais, terapias holísticas, Full Therapy, terapia Floral F-Core, além de pensamentos e impressões pessoais da vida sob a ótica da Dra. Fúlvia Maria.
2024-1200x675.png

Karma é o que você colhe após plantar. A vida é um eterno, plantar e colher.

É sempre clichê o final de ano.

Todo final de ano essa questão de fazer a lista para o ano Novo, ficar prometendo mudanças e geralmente essas mudanças não acontecem. Mas é melhor do que não fazer nada!

Pode fazer vários nadas para mudar de ano, para começar  01 de janeiro de 2024, mas os vários nadas não dá nada como resultado. 

Óbvio ? Será?!?

Eu gosto dos rituais. Eu  acredito que o ritual transforma pequenas ações, ele promove pequenas mudanças dentro da gente, mas um bom ritual é aquele que é feito diariamente mudando o jeito de pentear o cabelo, bebendo mais água de manhã. Eu gosto dos rituais de final de ano.

Eu gosto da carta de final de ano.

Sabe por quê? Porque você faz a carta, deixa no seu caderno ou deixa na sua carteira. E aí você vai vendo o que que foi possível, o que não foi possível mudar. O que que aconteceu para que aquela questão que você tinha marcado lá, o que que aconteceu que atrapalhou que não aconteceu? 

Eu acredito que o grande impacto para  nossa vida é mudar hábitos.  Parece fácil! Mas é muito difícil mudar um hábito que impacta a nossa saúde. E mudar Hábitos é o que fará toda a diferença.

E para você que já faz parte do nosso Jardim F-Core®

Que já colocou o floral na sua vida, use o seu kit como é proposto, se permitindo tomar mais gotinhas para ansiedade, mas como tratamento, não só quando está em crise!

Muitas pessoas deixam as gotinhas, as medicações para a crise de ansiedade. O ideal seria cuidar diariamente da nossa ansiedade, para aí sim sentir uma diferença na vida.  

Desejo que em 2024 você adoce e torne a sua vida mais leve.

E é aí que o floral F-Core® te ajuda a adoçar o coração, e para tirar essa irritação temos uma jornada para o AUTOCONHECIMENTO, o Despertar do Coração 7.9, por nove semanas te proporciona uma alteração de hábitos, que é aquele tempinho que você usa para cuidar de você, parece pouco mas que fará grande mudança na sua vida! 

E não dá para fazer vários nadas e esperar uma grande mudança na nossa vida.

Precisamos fazer várias “pequenas” alterações, para aí sim, esperar a mudança na nossa vida.

E uma vida boa se constrói diariamente com pequenas mudanças diárias.

A genética é importante? sim, mas com bons hábitos diários, é possível silenciar genes que nos adoece. 

Invista, reforça, pequenas mudanças de hábitos em 2024.

Cuida da sua porção “criança ferida” para fazer a diferença na sua vida e na sua casa.

Que 2024 seja doce e leve! e

 

Um abraço virtual bem apertado,

Dra. Fúlvia Maria

Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Fúlvia Maria.  Clique aqui!

AdoceSuaVida! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

familia-1200x675.jpg

Mês de agosto é sempre caótico?!

Dizem que é um ano em um mês. Que demora muito para passar.

Mas o que tem nesse mês de especial é o Dia dos Pais. E para mim é mais especial porque é o mês do aniversário do meu finado pai. Um mês com muitos sentimentos amadurecidos. Sim, amadurecidos pois ao longo de quase meio século de vida, eu passei por diferentes fases de sentimentos pelo meu próprio pai. Na infância, o pai divertido, na adolescência, um homem exagerado em tudo, na maneira de querer viver bem, no excesso de zelo e excesso de distanciamento afetivo. Na fase adulta, um homem esmagado pelas suas escolhas.
Mas será que ele teve escolhas ou apenas reagia com suas próprias ferramentas vividas?
Foi quando assinei o seu atestado de óbito que me caiu umas fichas. Meu pai não tinha o nome do seu pai no seu RG. E foi aí que tudo fez sentido. Como que eu gostaria de ter conversado com ele sobre isso, “seus sentimentos”. A vida é mesmo assim. Sou de uma geração onde os pais se mantêm em distanciamento dos filhos para não perder a autoridade. Uma criação sem diálogos, sem saber das suas histórias, sonhos, medos, mas repleta de broncas e falta de abraços. Posso arriscar e dizer que é o resumo de uma boa parcela de famílias brasileiras. Ainda bem que a ciência do desenvolvimento neural infantil está ai para mudar isso. Este assunto fica para outra oportunidade.
Quando meu pai faleceu, eu tinha voltado da Itália e defendido meu doutorado. Estava me preparando para voltar para a universidade italiana, mas diante dessa mudança repentina, decidi ficar no Brasil. Isso foi em 2012, ele tinha 59 anos, infartou e partiu em menos de 10 dias. Um susto que ninguém está preparado.

Você deve estar se perguntando porque estou falando sobre isso.
Agora que ele se foi, as memórias ficam mais doces, os excessos fazem sentido quando olho para a sua própria dor. E sem dúvida, ele faz falta e seria um avô muito amoroso para a minha filha, só não teve tempo. 

Tudo isso para te mostrar que mesmo com mais de 20 anos como terapeuta, com acesso a várias formações diferentes, profissionais incríveis ao longo da minha jornada. Só quando eu olhei para a história de vida do meu pai, e da minha mãe também, foi que eu percebi realmente a porção humana deles. Que eles também passaram pelos dramas da história familiar. E é isso que te convido a abrir espaço na sua vida. Olhar para os seus pais com acolhimento, igual fazemos com os amigos que cometem um deslize com a gente. Com generosidade, pois eles também têm suas histórias tristes.

A intenção é trazer para a reflexão, ninguém vem nesse mundo se não for através de um vaso e uma semente, e que dentro deste vaso junto com esta semente, se formará um novo ser. E é neste momento que muitos estão, a semente se esquece do fruto, esquece da responsabilidade que é cuidar do seu próprio fruto, assim como o vaso, que também se esquece do fruto, se esquece da sua responsabilidade com esse fruto, e nesse ciclo o fruto passa uma vida inteira desejando o acolhimento, o respeito e o ser visto pela semente e pelo vaso.
Aqui não é a questão de quem dá amor e de quem cria. O vaso sabe da sua responsabilidade de transporte para este mundo através da semente, a semente sabe da sua responsabilidade, mas não cumpre o seu papel. Muitos vasos e muitas sementes ainda estão vivendo neste mundo como frutos, aguardando o reconhecimento, aguardando o pertencimento pelo seu próprio vaso e semente.

Essa é uma dor muito latente no coração das pessoas. Muitos frutos, ou seja, muitas pessoas estão aguardando o pertencimento, o reconhecimento, pelo seu pai, semente, ou pela sua mãe, vaso.

E muitas pessoas, muitos frutos, vivem a vida sem avançar na condição de vaso ou de semente, deixando o seu próprio fruto, gestado, criado, aguardando também o reconhecimento.

Só o amadurecimento de cada vaso e de cada semente, para perceber a responsabilidade de gerar um fruto e tomar o seu lugar de criadores de paz, de tranquilidade e acolher o fruto gestado, o fruto criado, assim, diminuir a possibilidade de gerar a dor de não se sentir pertencente. Não é sobre amor, esse amor romântico de pai e de mãe, é sobre pertencer, é sobre saber de qual árvore você veio e se sentir respeitado por esta árvore. Saber da sua origem!

E quando o fruto honra a sua árvore, a sua origem, a sua vida flui melhor. Mesmo que  não tenha sido o ideal, mesmo que tenha dores causadas por um/outro, ou pelos dois. Quando o fruto entende que cada um só dá o que tem e que cabe a ele fazer o seu melhor com aquilo que recebeu ou melhor, fazer diferente com aquilo que recebeu, a vida acontece! 

A prosperidade e a abundância acontecem para aqueles que compreenderam que respeitar, que honrar a sua árvore de origem, honrar o seu vaso e a sua semente faz com que quebre velhos ciclos viciosos, quebre o ciclo da dificuldade, abrindo espaço para abundância, para a saúde e para a cura de si, de quem veio e de quem virá. 

Imagem: br.freepik.com

Faça a SUA Árvore da Família, copie e cole as fotos dos seus familiares.  A vida merece ser mais doce. 

Não é sobre amar o pai e a mãe, mas respeitar a história de cada um e entender que cada um dá aquilo que vai dentro de si. Como costumo dizer, ninguém oferece milho, tendo apenas feijão. E cabe a cada um plantar o seu próprio milho, e quem sabe, doar um pouco desse milho para quem deveria dar, mas não tinha. Chamo isso de generosidade afetiva, outros chamam de perdão.

E se engana quem acha que eu “defendo” ficar sendo maltratado por quem deveria nos amar. Mais uma vez, não é sobre amor.
Honrar pai e mãe é saber da sua origem, saber da substância de que somos feitos. E se não cuidar, adubar, tirar as ervas daninhas, continuaremos o ciclo de árvores rústicas, com flores sem beleza ou sem frutos nutritivos.
O que defendo, quando possível, aceitar a natureza humana dos seus. Aceitar que ninguém é perfeito. Poderia ser melhor? Poderia, com autodesenvolvimento e muita disposição para terapia. Mas esse negócio de terapia, ho’oponopono, autodesenvolvimento é muito moderno. Não era possível na época dos nossos pais.

Mas e os perversos? Também merecem o nosso perdão?

Não é perdoar, é aprender a não se odiar pela sua origem. Pois não tem como mudar de quem viemos, mas tem como mudar o que sentimos em relação a esse passado, meu convite é para despertar e alimentar o seu amor próprio, focar mais em você. Se você veio de uma família disfuncional, é seu desafio gerar uma família funcional a partir de você. Não necessariamente ter filhos, mas cuidar como se você fosse semear novas sementes, com mais material amoroso.
Não tem como alterar o passado. A história é da maneira que aconteceu. O que você pode fazer é alterar o seu presente, limpando as ervas daninhas, colocando cada um no seu lugar.
E se você conseguir almoçar com os seus num domingo, você é um vencedor. Se você veio de uma família funcional (neuro compatível), você tirou a sorte grande na vida. 

Nunca se esqueça de que cada um dá na exata medida do que tem dentro do coração e cabe a você como adulto semear o que estiver “faltando”. A terapia ajuda imenso. Acredito que só a terapia é caminho seguro.

Cuide de você com amor e tranquilidade.

Um abraço virtual bem apertado, 

Fúlvia Maria 

Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Fúlvia Maria.  Clique aqui!

AdoceSuaVida! 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter

autoamor2-1200x675.jpg

O AUTOAMOR deveria ser celebrado diariamente!

É verdade, não de uma maneira tóxica, mas sim de uma forma leve, onde conseguimos olhar no espelho e saber quem somos, qual é o nosso limite e reconhecer quando somos amadas de verdade, ou estamos em relações com pessoas manipuladoras, narcisistas, e não falo apenas das relações amorosas, e sim de qualquer relação afetiva, seja dentro da família, na escola, no trabalho, nas nossas amizades. 

Parecem ser dinâmicas diferentes mas não são, quando estamos mais fragilizadas ou quando acreditamos que não merecemos ser amadas/respeitadas aceitamos e mantemos situações que nos ferem, machucam a nossa alma, o nosso “coração”, nos amargurando, e quando permanecemos nesse ciclo de desrespeito nossa vida fica emperrada. 

Você se sente assim? conhece alguém que vive essa dinâmica de aceitar “pouco” porque acha que não merece mais? 

Então, no mês dos Namorados vamos celebrar o AutoAmor, para que tudo flua melhor, para vivermos nossa melhor versão e quem sabe, encontrar um bom par para seguir com a vida.

E para quem precisa de uma ajudinha para ativar o Autoamor veja este recadinho.

Para alimentar o AutoAmor dentro do nosso coração, quero te contar que o tratamento Boa Forma F-Core® não está relacionado apenas com a forma física, mas com a nossa energia interior, aquela energia que faz com que escolhemos melhor nossos alimentos físicos e emocionais. A energia interna que ajuda no nosso amadurecimento de fazer o que não gostamos, mas que é necessário, como beber água e fazer exercícios físicos.

Vai ajudar também quem está com cansaço físico e mental. 

Para aliviar o cansaço físico, temos que dormir melhor, uma boa noite de sono nos renova, não é verdade?!

E com o cansaço emocional você se sente esgotada, você dorme pior, com o tempo já não sabe se está exausta física ou emocionalmente. 

Mas o que gerou isso foi o estresse emocional. Por isso é importante cuidar da causa.

Estar em boa forma não é só sobre emagrecimento.
Mas estar com saúde mental e física em equilíbrio.
Estar bem consigo mesmo e ter energia Vital para viver plenamente.
Quando estamos bem, tudo flui melhor, a vida se desenrola, a energia encontra pares favoráveis para dar certo.

Veja se faz sentido para você.  

Cuide de você com amor e tranquilidade.

Um abraço virtual bem apertado, 

Fúlvia Maria 

Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Fúlvia Maria.  Clique aqui!

AdoceSuaVida! 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter

maes-2023-1200x675.jpg

Mãe tem dia de folga?

Quando se fala em dia das mães eu sempre fico pensando naquelas mães sem rede de apoio, daquelas mães solos de fato, as mães solo com a casa cheia, e o que sustenta essas mães, a maioria exaustas, a maioria a beira de um ataque de nervos, com muito estresse, cansaço extremo.

Partilho como foi minha jornada. 

Como sempre falo, cansaço extremo não é bom conselheiro, faz com que a gente perca a paciência. 

Queremos dar conta de tudo, mas essa é uma tarefa impossível, principalmente se não temos uma rede de apoio razoável, e se a condição financeira aperta. Éhh, as coisas não são tão simples, e eu vou falar daquilo que eu vivenciei, eu sou uma mãe há seis anos,  sem rede de apoio e não falo isso para que você tenha pena de mim, é a minha realidade.  O que me sustentou nesses anos foi o meu floral, eu usei todos os florais, fui fazendo, passando pela jornada terapêutica de cada tratamento. 

Comecei pelo Coragem, que olha para o trauma, medo. Para a ajudar na amamentação fiz o Despertar da Alegria, e depois fiz o Bons Sonhos, porque eu precisava de “tudo” eu estava depressiva e exausta, não conseguia dormir, minha filha nunca teve uma noite de sono razoável por conta da alergia alimentar, uma alergia importante a trigo e leite, a proteína do leite, e isso fez com que eu tivesse um puerpério terrível, e aqui estamos, seis anos que agora começa a outra fase, com outros desafios. 

E não sou só eu que digo, realmente essa ansiedade gerada pelo medo de errar foi amenizada com o uso do floral. Posso dizer que foi o que me ajudou a passar pelos piores momentos. O meu puerpério foi muito desafiador, quando dei por mim desesperada, fiz o Coragem, para traumas, e o Despertar da Alegria,  porque eu entrei no processo de depressão pós-parto, este me ajudou muito na amamentação. 

Para cada situação tem um floral que pode ajudar: 

Se você é mãe de filhos grandes e está aí num processo de separação do marido, processo do ninho vazio, é o Coragem.  

Ou se você é mãe de filhos grandes, mas está triste, sofre com fibromialgia, depressão, o ideal é o Despertar da Alegria

E para você, mãe de filhos adultos, já na maturidade, enfrentando uma menopausa difícil, ou nunca se sentiu amada, não teve muita sorte com amor é o Energia Feminina, porque afinal ser mãe é enfrentar as fases do puerpério, da adolescência, da maturidade, e mãe nunca deixa de ser mulher. 

E para as mães sortudas, que tiveram todo carinho, toda uma rede de apoio, mas mesmo assim tem uma certa dificuldade porque somos humanas e temos as nossas dificuldades,  apesar de tudo e não tem “dor maior ou dor menor” pode ser o Bons Sonhos, que é o “Para todos os sintomas”,  fibromialgia, emagrecimento, angústia, um pouquinho de dificuldade de dormir e de relaxar. 

Mães, se não quer um tratamento, temos o Fórmula de Urgência, é para tudo, é para quem não precisa de um “afago” na alma.

Viva o Dia das Mães, que este dia sirva para lembrar de que mãe não tem folga.
Viva as mães, mesmo aquelas mães exaustas, que perderam a paciência, no final ela fez o melhor dela. 

E para quem sente que não tem nada para celebrar neste dia procure se harmonizar com a sua mãe, apesar de tudo ela te deu a vida e nada é maior que a vida!

Um abraço fraterno,
Fúlvia Maria

Coloque um pouco de doçura na sua vida com o Floral F-Core®

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Pascoa-2023-Renascer-1200x675.jpg

Não está fácil manter "a calma" nesse furacão de 2023.

São tempos realmente desafiadores. Tanta irritação, pessoas apressadas, estressadas, com senso de urgência fora do comum e dispostas a revidar tudo com violência e “trollagem”.

Tudo tão apressado, tudo tão irritado e irritável!

Essa energia densa faz o sangue correr mais rápido, mas também inflama mais e adoece sem que se perceba. Quando o corpo para, foi porque adoeceu.

Às vezes, o corpo vai adoecendo, a irritação crescendo, o estômago, fígado, tudo doendo e nem percebemos. 

Caímos no erro de pensar que não dormir direito faz parte da vida, mas não Dormir direito impacta nosso sistema hormonal, desregula a glicose e aumenta o colesterol. 

É uma cascata de inflamação silenciosa e que faz um estrago generalizado na nossa saúde.

Você já deve ter ouvido isso, “Não dormir bem impacta nossa saúde corporal e a saúde emocional”. Nunca é demais repetir, temos de voltar aos tempos onde a gentileza era nosso espelho, e não esse tempo do “toma lá, dá cá. Já vimos que esse caminho adoecido não traz nada de positivo para nossa vida. E como conseguimos equilibrar essa energia? O princípio de tudo é uma boa bem dormida! 

A exaustão não é boa conselheira. Uma pessoa que não dorme bem, fica irritada com mais facilidade, perde a paciência muito rápido. 

Cuide da sua saúde!

Como estamos precisando de calma e pessoas capazes de lidar com sua frustração vamos cuidar da nossa ansiedade, da nossa angústia. 

Veja este vídeo. Espero que ajude! 

Cuide-se e cuide da sua família com amor e tranquilidade.

Um abraço virtual bem apertado, 

Fúlvia Maria 

Conheça mais sobre o trabalho da Dra. Fúlvia Maria.  Clique aqui!

AdoceSuaVida! 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter

Full Therapia & Desenvolvimento

Agora é chegada a hora de se livrar tudo que te prende o riso, tudo que não te deixa dormir bem, tudo aquilo que chamamos de traumas e dores.

Newsletter

Copyright © 2016-2023 • Full Therapia & Desenvolvimento Humano®